quinta-feira, agosto 30, 2007

Dias atribulados...

... ontem à noite foi a reunião do matrimónio na igreja, hoje foi a escritura da casa!!
Ontem fiquei a saber que quando casar vamos passar a ser um casal a três* (?!) (e não, não estou grávida!), hoje passei a ser uma dignissíma proprietária de meia casa e meia dívida no banco!
Dias atribulados sem dúvida!

(* casal a três porque num casamento religioso, Deus é a terceira pessoa do casal! Por momentos também eu fiquei assustada a pensar que raio de "esquisitisse" se passaria!)

terça-feira, agosto 28, 2007

Ginástica...

... Não correu muito mal o meu primeiro mês de ginásio! Consegui perder 0,5Kg (:-(! ) e 10 cm (entre peito, cintura, coxas e pernas!).
Com isto tudo consegui ganhar uma maçã amarela no ginásio! Grande feito para alguém (euzinha!!) que ainda não conseguiu mentalizar-se que tem mesmo de fechar a boquinha!!


(No ginásio onde ando - Vivafit - têm o hábito de medir as pessoas no início do treino e a cada mês que passa e depois consoante o que se perde - kg, cm ou massa gorda - aribuem maçãs, de azul a vermelhas, que ficam depois coladas na parede e servem como incentivo!)

domingo, agosto 26, 2007

Lobos...


Nada melhor do que acabar a semana e começar o fim de semana com um belo passeio ao fim do dia pelo campo. E esolhemos ir visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, através do programa Ciência Viva no Verão!
Só posso dizer que adorei a experiência, aprendi imenso sobre os lobos, caminhei bastante pelos cercados deles e até tive a sorte de conseguir ver um dos lobos, o Zimbro! Pode parecer pouco só ver 1 lobo mas mesmo quem trabalha no Centro fica meses sem ver alguns deles! Ah, e também tive a experiência de os ouvir a uivar à noite e de ver uma estrela cadente!

Adorei, para o ano vou repetir, de certeza!


quarta-feira, agosto 22, 2007

Mudanças...

...não foi só o blog que mudou! Eu também tenho um novo look! Não desgosto mas ainda não estou habituada! O que vale é que cresce depressa e acabou por me dar umas ideias engraçadas para o dia do casório...

terça-feira, agosto 21, 2007

Fadas do lar...



... mãe sem poder trabalhar em casa é equivalente a aparecerem novas fadas do lar!
Neste caso, o meu pai transformou-se no cozinheiro de serviço (uma vez que os meus dotes culinários são demasiado requintados para o paladar lá de casa!) e eu na empregada doméstica para todo o serviço: lavo, limpo, arrumo, passo a ferro, mando trabalhar... enfim uma canseira!
Isto de ser dona de casa tem muito que se lhe diga!!!

segunda-feira, agosto 13, 2007

Parabéns...

... hoje o meu avô faz 92 aninhos!! Um bonita idade, especialmente quando se continua a ser dono e senhor da própria vida!

Parabéns avô!

sexta-feira, agosto 10, 2007

Borgas...

... cafezinhos e conversinhas com amigas durante a semana até altas horas da noite faz com que hoje o dia custe muito mais!
Trabalhar com palitos nos olhos custa...

quarta-feira, agosto 08, 2007

segunda-feira, agosto 06, 2007

Passeio a Aveiro....

... com direito a algo inédito: um belo passeio de moliceiro na Ria de Aveiro (por acaso o barco não era bem um moliceiro mas sim um salineiro, mas isso é só um pormenor!). Recomendo, é um passeio bonito e relaxante. Por algum tempo senti que estava de férias e não apenas a gozar um fim de semana!

quinta-feira, agosto 02, 2007

Inquérito da Lia...

1- Estás mais envolvido com o sarcasmo ou com a gentileza, na tua escrita de internet?
Sem dúvida que com a gentileza, não sou muito dada ao sarcasmo.

2- Acreditas que os teus ideais políticos te definem?
Acho que ainda nem descobri quais são os meus ideais políticos (e acho que, como as coisas andam, nunca os vou descobrir!)

3-Qual é o elemento essencial de uma relação?
Para mim é o repeito, que por arrasto trás todos os outros elementos importantes (amor, amizade, cumplicidade, tolerância, etc.)

4-É difícil levantares-te de manhã?
Nem por isso, normalmente às 7h da matina já tenho os olhos bem abertos (claro que ter um gato a miar aos ouvidos ajuda!)

5-Qual foi a última coisa mais bonita que viste?
O sorriso do meu sobrinho, especialmente depois de comer um corneto de chocolate!

6-Por que sou tão medricas quando vou ao médico? E tenho tanto medo do amanhã?
Não sou medricas quando vou ao médico, só me dá um friozinho na barriga ao entrar no dentista! Em geral sou um pouco desconfiada com o desconhecido e por isso tenho sempre um pé atrás com o amanhã!

7- Se pudesses conhecer alguém que não conheces quem seria?
Gostava de conhecer algumas pessoas que admiro pela forma como lutam pelos seus ideais(Nelson Mandela, Xanana Gusmão, João Garcia, etc.). Também gostava de conhecer o George Clooney, mas era só para poder fazer inveja às amigas!!

8- É fácil gostar-se de ti?
Dizem que sim e eu concordo!


Vou aproveitar e passar este inquérito à mana saltarica, à prima limalimão e à teteka!

quarta-feira, agosto 01, 2007

Prémio: "Só falta dizer que comprámos a vaga!"

Artigo do Diário Económico de 31/07/2007

"Curso e 5 mil euros valem lugar no Estado - Jovens procuram a segurança do emprego público através da escola do Estado.

Cinco mil euros e uma licenciatura. São estes os dois únicos requisitos para o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP), do Instituto Nacional de Administração (INA), que garante um “emprego para a vida” na função pública. No entanto, não é assim tão fácil entrar, já que todos os anos há mais de mil candidatos para apenas 52 vagas.
O curso existe desde 2001, estando agora a ser preparada a edição de 2007/2008, que está atrasada devido às alterações que o CEAGP irá sofrer, em resultado da reforma da função pública, nomeadamente, o sistema de vínculos, carreiras e remunerações.
A verdade é que, apesar da reforma do Estado, que irá alterar a partir de 2008 o modelo de emprego no Estado, tornando o sistema de progressão na carreira mais difícil, a função pública parece continuar a ser mais atractiva para os jovens licenciados do que o sector privado, principalmente pela garantia de estabilidade no emprego.
Prova disso é o sucesso do CEAGP. O curso funciona tendo em conta as necessidades em termos de recursos humanos dos serviços do Estado. O primeiro passo é dado pelo dirigente máximo do serviço público, que remete ao INA a lista do número de postos de trabalho a ocupar bem como a sua caracterização.
Assim que são abertas as inscrições, cerca de 1.100 licenciados de várias áreas de formação tentam a sua sorte, mas a selecção é exigente: depois de uma prova escrita, só os 52 melhores ficam.
Estes 52 pagam uma propina de 5 mil euros, mas há possibilidade de empréstimo bancário através de protocolos entre o INA e a algumas instituições bancárias.
A maior parte dos candidatos são recém-licenciados e não têm qualquer vínculo ao Estado. Aliás, o grande objectivo do curso do INA é precisamente “fazer rejuvenescer o quadro de técnicos superiores” da função pública, explica ao Diário Económico a coordenadora do CEAGP, Lúcia Esaguy Simões.
A licenciatura é obrigatória, “mas há sempre mais vagas para áreas de Economia, Direito, Gestão e algumas engenharias”, adianta a responsável.
Os diplomados do CEAGP são todos integrados nos serviços que os solicitaram e ficam na carreira geral de técnico superior, cujo salário é de 1.350 euros."

ver artigo na íntegra aqui