domingo, outubro 12, 2008

Diário de uma gravidez..

... 1º mês (Abril):
- primeiros sintomas (peio inchado e dorido; roupa a ficar justa na cintura);
- a desconfiança...
- no fim deste mês: a confirmação; a partilha com o papá; a euforia;

... 2º mês (Maio):
- a primeira consulta de grávida, com o bónus da primeira ecografia - passou mesmo a ser real!;
- incómodos: tirando o peito dorido, nenhuns!!

... 3º mês (Junho):
- a sgunda ecografia: comprimento 29 mm, tudo ok com o bébé;
- incómodos: uma má disposição permanente que fez com que perdesse o apetite por carne e peixe (só apetecia pão, torradinhas, leite, ...)

... 4º mês (Julho):
- terceira ecografia: comprimento 76mm; percentil 50, todo ok com o bébé que aqui ainda não revelou o sexo (além de tímido, foi teimoso porque insistiu em virar-se sempre ao contrário do ue a médica queria!! Sai ao pai, claro!!);
- ida à médica em consulta de rotina e descobrir que o exame bioquímico deu um valor elevado de alfafetoproteína e isso pode significar defeitos do tubo neural do bébé (complicações: entre a outras, espinha bífida ou hidrocefalias) - Chegou o pânico e o medo!! E agora?! (esperar pela próxima ecografia para a médica confirmar ou desmentir);
- incómodos: nenhuns, sou uma sortuda...

... 5º mês (Agosto):
- mês um pouco indistinto, apenas a aguardar que Setembro chegasse para ir fazer nova eco!
- começei a sentir o bébé a mexer, e udo por culpa do gato que resolveu um dia colocar-se mais perto da minha barriga. O bébé não gostou e desatou aos pontapés!!! Lá está o mau feitio do papá de novo a revelar-se!!!
- incómodos: continuo sem nenhuns, que sortuda...

... 6º mês (Setembro):
- quarta ecografia - a morflógica (em que vêem tudo): tudo bem com a coluna vertebral e cérebro do bébé, sem problemas que se possam visualizar nas ecos relacionados com o tubo neural (Ufa!!!!!!!!); sexo feminino (é uma gaja!!!) ; perímetro da cabeça 199 mm; perímetro abdominal 170 mm; percentil 50; tudo ok com a bébé (tirando o facto de que a teimosia dela tenha levado a estar 4 horas para a médica ver tudo em detalhe e me tenha obrigado a comer doces e mais doces e mais doces, aoponto de ter ficado enjoada!!)
- continuo a sentir a bébé a mexer, especialmente quando estou de bexiga cheia!! O papá continua frustrado porque não sente nada!!
- consulta com a médica revela tensão alta (15/9)! Sou ameaçada com baixa e levo medicação para tomar, principal remédio: calma e descanso!
- início do curso de preparação do parto: bastante útil, só é pena ser a única de 6 grávidas a ter uma rapariga (vão ser só homens no mundo);
- incómodos: nenhuns, só ando sem apetite outra vez...

... 7º mês (Outubro):
- até agora: depois de 15 dias de férias, regresso ao trabalho! Volto ao stress...
- consulta na médica no início do mês: depois de um dia de trabalho hiper/super/mega stressante, chego com 15/9 de tensão!! Resultado: ajuste de medicação, medir a tensão com frequência, voltar no fim do mês ou antes se me andar a sentir mal! Recomendação: mandar o trabalho às urtigas (o que ando ferverosamente a tentar!!)
- continua...

Sem comentários: