segunda-feira, junho 22, 2009

Finalmente os resultados....

... ao fim de 8 meses, soubemos finalmente o que provocou a morte da Leonor: SAF (Síndrome antifosfolipído) + pré-eclampsia, que levaram à trombose da placenta e à morte da bebé.


Para que o mesmo não suceda nesta gravidez já iniciei a toma de heparina de baixo peso molecular, a juntar à aspirina que já tomava!


O que é a SAF?
A Síndrome Antifosfolípido, também chamada de Síndrome de Hughes, faz parte do extenso grupo de doenças auto-imunes, em que os mecanismos de defesa, que protegem habitualmente o indivíduo, estão desregulados, pelo que começam a produzir substâncias - auto-anticorpos - que agridem várias estruturas do próprio organismo. Na Síndrome de Hughes a produção de anticorpos antifosfolípido provoca um excesso de coagulação do sangue e ocorrência de tromboses.


Durante a gravidez ocorrem alterações fisiológicas no organismo, sendo uma delas o aumento da viscosidade sanguínea (sangue espesso). A grávida com Síndrome de Hughes está mais exposta ao risco de trombose, que resultam em enfartes da placenta.


O insucesso obstétrico pode apresentar-se das mais variadas formas: dificuldade em engravidar, abortos de repetição, perdas fetais, atraso de crescimento intra-uterino ou infertilidade. Em muitas mulheres, a única manifestação da Síndrome de Hughes, é o insucesso obstétrico, apenas desenvolvendo a doença durante a gravidez. É importante saber que, sob tratamento adequado, é possível obter uma percentagem importante de gravidezes bem sucedidas.


Em mulheres não tratadas, verificam-se 90% de abortos ou mortes fetais, 40% de pré-eclâmpsia, sendo as taxas de prematuridade e restrição de crescimento intra-uterinode 37 e 30%.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Xana!

É bom termos o problema bem identificado para conseguirmos lidar com ele.

Beijinhosss

Vai correr tudo bem!

Liliana disse...

Olá xana.
Ao ver o resultado fiquei preocupada, já estás a fazer a medicacão?
Eu tenho uma trombofilia, que ao fim ao cabo leva a um risco de trombose tal como esse sindrome, que eu acho que é considerado trombofilia também, mas o teu médico saberá dizer te. É importante fazer anticoagulantes e mais uma série de vitaminas!Por isso se não estás a fazer trata de começar! beijoca

Martense disse...

Olá Xana!

O teu diagnóstico foi demorado...
Eu também tenho o mesmo problema, já há 9 anos... A sigla mais correcta em português é SAAF porque é síndrome dos anticorpos anti-fosfolipidos.
É verdade como já disseram que também é uma trombofilia mas é adquirida ao contrário das de mutações em genes específicos que são hereditárias.
Os anticoagulantes são SUPER importantes, as vitaminas parece depender de cada caso.
Somos várias as meninas com SAAF no forum do pinkblue.
Podes encontrar-nos em: http://foruns.pinkblue.com/Topic113289-31-1.aspx
Beijinhos e continuação de boa gravidez.