domingo, novembro 10, 2013

Poupança #1...

... a 1ª coisa a ser feita cá por casa nesta saga da poupança, é perceber onde é gasto o dinheiro!
Por isso tenho feito uma listagem de todas as despesas destes últimos meses para perceber exatamente quanto gastamos em despesas fixas (creches, água, luz, gás, M4O, etc.), quanto se vai no supermercado ou em gasolina, por exemplo.

De seguida, é tentar perceber o que podemos mudar!

Já decidimos que a partir de 1 de janeiro, começamos a utilizar o sistema dos envelopes! Ou seja, até lá vamos perceber exatamente quanto precisamos por mês para cada tipo de despesa e no início de cada mês iremos levantar  o dinheiro que achamos suficiente, distribuímos pelo envelope correspondente a cada tipo de despesa e vamos apenas gastando dinheiro dos envelopes. No final de cada mês veremos se o orçamento que fizemos para cada tipo de despesa é o suficiente ou não, e vamos ajustando as contas. Para quem quiser mais informação ver aqui e aqui, por exemplo!

1 de janeiro irá marcar o início à séria de todo o nosso projeto de poupança, não só por ser o começo do ano (com o compromisso que isso acarreta na altura de comer as passas!) mas  também porque até lá temos o natal, altura de gastos acima da média, e o pagamento das questões relacionadas com o carro (o que implica sempre muito dinheiro a voar!!)

Sem comentários: